sexta-feira, 21 de maio de 2010

E - Impacto nas nossas vidas


Todo cidadão brasileiro sofre os impactos da carga tributária.


Fonte: Revista Época 05/2010

O fato de vários impostos serem atribuídos ao brasileiro e não haver retorno causa decepção.




 Não iremos comparar a nossa carga tributária com outros países, pois somente o retorno ao contribuinte poderá quantificar a carga tributária de um país.

O retorno ao contribuinte como forma de quantificar o tributo pesa a falta de transparência de alguns governantes, aí é clara e inequívoca a falta de qualidade do gasto público. Nesse ponto, mais uma vez, é preciso desvincular a quantidade, e pensar na qualidade. Assim, pouco importa quanto é gasto, mas o modo como é gasto o valor arrecadado.

É preciso ter saúde, educação, saneamento básico, entre outros itens importantes para uma vida digna, satisfatória, ou seja, com boa qualidade.

A tributação brasileira sufoca as empresas e os contribuintes pessoas físicas, e, ainda, não responde com serviços de boa qualidade. Quando a saúde pública oferecida não é suficiente (em número de atendimentos e de qualidade), a educação pública é ineficiente e existe falta de segurança, isso faz com que se gaste duas vezes pelos mesmos motivos: tributos são pagos para ter esses serviços, mas, como não satisfazem, os contribuintes precisam arcar com despesas com planos de saúde, escolas particulares, segurança, entre outros.

Para que nosso país possa crescer, não basta somente a reforma tributária, como tanto se tem dito, mas uma conjugação entre a reforma tributária e a qualidade do gasto público também é fundamental.


O Grupo